Como estudar a bíblia e entendê-la mais facilmente

A bíblia é o seu melhor professor capaz de te mostrar como lidar nas mais diferentes situações do dia a dia. É por isso que você precisa saber como ler a bíblia e entendê-la mais facilmente, pois isso auxiliará em conhecer a Deus e tomar decisões assertivas.

Ela, porém, não está organizada como uma enciclopédia. Você não pode ir ao capítulo 1 do livro de Gênesis e ler tudo sobre Deus e ir ao capítulo 2 de Mateus para ler tudo sobre Jesus etc.

Lembre-se que quando você lê a palavra de Deus, os versículos e as quebras dos capítulos foram colocados nas escrituras pelo homem (mas lembre-se que todo ele foi inspirado por Deus como diz em 2 Timóteo 3:16).

Por essa razão, não dá para se basear apenas em um trecho isolado. O método como ler a bíblia se fundamenta em compreender todo o “contexto” que esse livro foi escrito.

Dicas de como ler a bíblia

Algumas dicas de como ler a bíblia para você ter uma compreensão correta.

1 – Antes de ler, ore a Deus!

Ore primeiro antes de abrir a palavra de Deus. Você deve pedir orientação dEle para ser capaz de aceitar o que está escrito e de aplicar a Sua vontade à sua vida. (Romanos 12:2; 1 Tessalonicenses 5:17).

2 – Não deixe que sua crença interfira na leitura

Nunca, nunca leia a Bíblia tentando provar sua crença em qualquer assunto. É apenas a natureza humana tirar idéias fora do contexto.

3 – Quando não entender, leia de novo ou anote

Quando você estiver lendo e se deparar com algo que não faz sentido, releia o parágrafo ou capítulo novamente. Se você ainda não entender, anote a parte problemática ou de difícil entendimento e continue em frente. Você pode descobrir as respostas mais tarde na sua leitura.

4 – Faça pausas na leitura

Não leia grandes quantidades de versículos em um só momento. Faça pausas freqüentemente e pratique a reflexão sobre o que leu.

Método como ler a bíblia

Comece a ler a palavra de Deus pelo novo testamento. As pessoas que começam com o velho testamento quase nunca lêem a Bíblia completamente. O novo testamento é o que nos vincula hoje, não o velho.

Todos nós precisamos seguir a vontade de Deus para nós hoje, não o que era para os judeus.

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre Jesus, Deus e a bíblia antes de começar a lê-la. Não tome o que você acha, pensa, tem como crença como uma regra sobre a bíblia, pois ela sempre é superior a tudo!

Se você não tem uma bíblia, compre uma. Escreva nela, destaque palavras que tocaram o seu coração, faça anotações.

Agora com isso em sua mente, siga este método simples:

  • Leia Marcos (Está escrito em ordem cronológica)
  • Leia Mateus (Detalha melhor alguns eventos e acrescenta mais sobre Jesus)
  • Leia João (Contém muita informação da vida de Jesus que não foi lida nos outros evangelhos, especialmente suas últimas duas semanas antes de sua crucificação)
  • Leia Lucas e depois Atos (Ambos foram escritos pelo companheiro de viagem do apóstolo Paulo, Lucas. Atos é uma continuação de Lucas, descreve a igreja primitiva e contém os exemplos de conversões do Novo Testamento.)
  • Leia Gálatas (Trata das razões pelas quais não seguimos as Leis do Antigo Testamento de uma forma mais simplificada do que os romanos ou hebreus).

Então leia o resto do Novo Testamento começando em Romanos e indo para o Apocalipse.

Para mais informações de como estudar, ler e entender a biblia, clique aqui.

Que tal? Gostou? Comente!

Deixe uma resposta