Como preparar o ambiente para dormir melhor

Muitas pessoas dizem ter dificuldades para dormir quando não estão em casa. Isso acontece porque o ambiente é um fator muito importante quando pensamos em uma boa noite de sono. Se você deseja melhorar a qualidade do seu sono e dormir melhor, o ambiente adequado pode te ajudar.

Não precisa comprar nada muito caro ou fazer grandes esforços. Com pequenas modificações é possível tornar o seu quarto muito mais aconchegante e propício para uma boa noite de sono.

Crie uma boa iluminação e um bom som

A luz é uma das coisas que mais influenciam na hora de dormir e acordar. É por isso que costumamos sentir sono à noite. Conforme vai escurecendo, o cérebro vai entendendo que está na hora de diminuir suas atividades e relaxar.

Da mesma forma, quando alguém abre a janela do quarto de manhã, não conseguimos mais dormir. A luz do Sol serve como uma espécie de despertador cerebral.

Uma boa forma de tornar o seu quarto um ambiente melhor para dormir é investindo em luzes mais fracas. A luz branca das lâmpadas e aparelhos eletrônicos atrapalha o relaxamento. Portanto, antes de dormir, desligue todas elas e deixe somente luminárias ou abajures acesos.

O som do ambiente também influencia em um bom sono. Para dormir melhor, evite o máximo de barulho externo no seu quarto. Feche, e se preciso vede, janelas e portas.

Não precisa ficar no silêncio total. Se desejar, coloque uma música lenta e tranquila para tocar. Sons como o da chuva ou de pássaros também podem ajudar a relaxar. Você os encontra facilmente na internet ou em aplicativos próprios para isso.

Mantenha o quarto livre de poeira

Muitas pessoas têm dificuldade de dormir por conta de problemas respiratórios. A poeira acumulada acaba causando desconforto nas vias aéreas e atrapalhando o sono.

O ideal é varrer o chão e tirar a poeira acumulada nos móveis pelo menos uma vez na semana. E é preciso ficar atento com os cantinhos escondidos e a parte de trás dos móveis. Eles frequentemente acabam sendo esquecidos e acumulando ainda mais poeira.

Cuidado também com os produtos usados na limpeza. Muitos deles têm elementos fortes em sua composição. Escolha aqueles mais fracos e com cheiro suave.

Clique aqui para mais informações sobre o sono.

Deixe algumas plantas no quarto

Existem plantas que podem ajudar muito na hora de relaxar. Por isso, elas são ideias para manter no quarto e criar um ambiente melhor para dormir.

A Lavanda é uma delas. Ela possui propriedades calmantes, muito usadas em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Ter essa planta no quarto vai te ajudar a ficar menos ansioso e mais relaxado, e consequentemente dormir melhor.

A Espada-de São-Jorge é ótima para tornar o ar do quarto mais puro. Ela atua diminuindo os níveis de dióxido de carbono e aumentando os de oxigênio. Dessa forma, você respira melhor e seu organismo relaxa.

Não se esqueça: um ambiente relaxante é o primeiro passo para quem deseja uma boa noite de sono.  Se você deseja conhecer mais uma forma de dormir melhor, conheça o Vencendo a Insônia.

Deixe uma resposta